Mais de 350 municípios já estão inscritos
A
Undime, o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência
Social (Congemas), o Instituto TIM e o Fundo das Nações Unidas para a
Infância (Unicef) se uniram para desenvolver a estratégia Busca Ativa
Escolar. O objetivo da iniciativa é encontrar crianças e adolescentes
que estão fora da escola, retirá-las do contexto de exclusão e trazê-las
para a escola, garantindo a permanência e a aprendizagem. Mais de 350
municípios, de diversas regiões, já adeririam à Busca Ativa Escolar.
A
ideia é que, em cada município, sejam constituídos um comitê gestor da
estratégia e um grupo de campo, o qual reunirá profissionais que já
trabalham com as comunidades, fazendo visitas domiciliares, por meio dos
agentes comunitários de saúde, por exemplo. A intenção é que estes
profissionais, durante as suas atividades cotidianas, possam identificar
e registrar casos de evasão ou abandono escolar e emitir alertas para o
poder público a fim de que providências sejam tomadas para a elucidação
de cada caso.
Com base no mapeamento
dos casos e no levantamento das principais causas da evasão ou abandono
escolar, as secretarias municipais deverão agir de modo intersetorial,
principalmente, educação, saúde e assistência social, com o objetivo de
efetivar o direito à educação. Segundo relatório elaborado pelo Unicef,
questões relacionadas ao transporte escolar, à gravidez na adolescência,
ao trabalho infantil e à violência dentro e no entorno das escolas são
os principais motivos da evasão e abandono escolar por crianças e
adolescentes.
A plataforma Busca
Ativa Escolar, que engloba uma proposta de metodologia social e uma
ferramenta tecnológica, é gratuita e já está disponível para os todos os
gestores municipais. Os interessados devem acessar a página buscaativaescolar.org.br para obter mais informações ou realizar a adesão do município por meio da assinatura virtual de um Termo de Adesão.
Acesse buscaativaescolar.org.br e conheça a inciativa.
Confira abaixo o pedido de Renato Aragão:
Fonte: Undime
0 comentários:
Postar um comentário