Estão
abertas até o dia 14 de agosto as inscrições para o Prêmio Gestão
Escolar 2017, que contempla projetos inovadores e gestões competentes na
Educação Básica da rede pública. Promovido pelo Conselho Nacional de
Secretários de Educação (Consed), em parceria com o Ministério da
Educação, a ação foi lançada no 12 de maio, durante a tradicional feita
Bett Educar, em São Paulo.
Para participar, o gestor deve se inscrever no portal ww.premiogestaoescolar.com.br,
onde terá acesso a um instrumento de autoavaliação. "Ao analisar os
processos de gestão da escola, ele vai elaborar um plano de ação,
construído com a participação da comunidade escolar. Ao final, os
melhores resultados serão premiados", explica o presidente do Consed,
Idilvan Alencar.
Esta é a 16ª edição
do prêmio, que a partir de 2011, tornou-se bianual. Desde 1998, quando
foi criado, mais de 34 mil escolas de todas as regiões do país
participaram e aproximadamente 7 milhões de estudantes foram
beneficiados com os projetos implantados pelos gestores inscritos. Neste
período, 90 escolas chegaram à etapa final e foram premiadas com
recursos financeiros e equipamentos, além de formação e intercâmbio para
os diretores.
Podem concorrer
escolas do ensino regular da educação básica, das redes públicas
estaduais/distrital e municipais. A restrição fica para as escolas e/ou
os diretores que já tenham sido premiados como destaque
estadual/distrital na edição anterior do PGE ano 2015. Estas não poderão
participar.
O processo de seleção
das escolas inscritas se dará em quatro etapas: Local, Estadual,
Regional e Nacional. Nas etapas Local e Estadual, representantes do
Consed e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
(Undime), em cada unidade da federação, serão responsáveis por
selecionar os avaliadores e coordenar o processo seletivo em suas
respectivas jurisdições, considerando os critérios descritos neste
Edital.
De acordo com o edital, a
qualquer momento do processo seletivo, os avaliadores poderão realizar
visitas técnicas às escolas inscritas para verificar se as informações
constantes na ficha de inscrição condizem com a realidade observada,
sendo que, por ocasião dessas visitas, poderá ser solicitada a
comprovação documental das informações.
Na
etapa seguinte, os comitês regionais contarão com especialistas
contratados pela Coordenação Nacional do Prêmio Gestão Escolar, que
utilizarão como objeto de análise a ficha de inscrição elaborada pela
escola. Ao final, na etapa nacional, a Comissão, composta por
representantes das instituições parceiras e do Consed, por meio de voto
direto, secreto e unipessoal, indicará a escola “Referência Brasil” a
partir da análise da ficha de inscrição e de entrevistas com os
diretores.
O PGE 2017 será concedido
nas categorias “Escola Destaque Local” “Destaque Estadual/Distrital”,
“Destaque Regional” e “Referência Brasil”. Além dos diplomas, haverá uma
viagem de intercâmbio nacional para os representantes das escolas
“Destaque Estadual/Distrital”, uma viagem de intercâmbio a um país da
América Latina para os representantes das escolas “Destaque Regional” e
"Referência Brasil", além de um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 30
mil, para a escola "Referência Brasil".
Além
do Ministério da Educação e da Undime, são parceiros do PGE 2017
Unesco, Fundação Roberto Marinho, Embaixada dos Estados Unidos da
América, Instituto Unibanco, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann,
Instituto Natura, Gerdau, Fundação Santillana, Fundação Victor Civita e
Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).
Fonte: Consed
https://goo.gl/MMsMxL
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