O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta
quinta-feira (8) os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(Ideb) de 2015. Os números foram apresentados à imprensa por meio de uma
entrevista coletiva, na sede do MEC, em Brasília (DF). A Undime e o Consed
estavam presentes.
Conforme os resultados apresentados, o Ensino
Fundamental anos iniciais (1º ao 5º ano) foi a etapa de destaque. A meta
prevista era de 5,2 e o resultado alcançado foi de 5,5. Só nesta etapa são
117,9 mil escolas e 15,5 milhões de alunos, considerando a rede pública e a
rede privada. 82,5% dos alunos desta etapa pertencem à rede pública municipal.
Para o presidente da Undime e Dirigente Municipal
de Educação de Tabuleiro do Norte (CE), Alessio Costa Lima, a melhoria mais uma
vez consecutiva dos indicadores do 5º ano, onde a maioria das matrículas
encontram-se nas redes municipais de ensino, revelam o grande esforço que vem
sendo feito pelos municípios brasileiros, sobretudo em termos de
aperfeiçoamento e melhoria das práticas de gestão e acompanhamento das
políticas educacionais locais, haja vista a inexistência de políticas nacionais
voltadas para o 5º e 9º ano do Ensino Fundamental especificamente, bem como a
redução acentuada dos recursos resultantes de transferências constitucionais.
No Ensino Fundamental anos finais (6º ao 9º ano),
a meta era de 4,7. O resultado alcançado foi de 4,5. Apesar de não ter
alcançado a meta, o número representa um aumento de 0,3 se comparado ao Ideb de
2013. Ao todo, nesta etapa, são 62,4 mil escolas e 12,4 milhões de alunos. Ao
considerar apenas a rede pública, os dados demonstram que 41,7% dos alunos
estão vinculados aos municípios e 43,6% aos estados.
No Ensino Médio, etapa da educação básica que
agrega 28 mil escolas e 8 milhões de alunos, o resultado não apresentou
evolução em relação ao último Ideb. A meta era de 4,3 e o resultado foi 3,7. O
ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou que uma das prioridades do ministério
será a reformulação do Ensino Médio. Segundo ele, os resultados demonstram a
"falência do Ensino Médio brasileiro e a necessidade de mudanças
imediatas".
Sobre os resultados dos anos finais do Ensino
Fundamental, o ministro disse que é difícil fazer uma definição de uma única
causa para o fato da meta não ter sido atingida. Segundo Mendonça Filho, é
preciso uma maior articulação do MEC com estados e municípios e uma maior
articulação entre as políticas públicas para que elas sejam efetivas e apresentem
resultados.
Confira os resultados do Ideb 2015:
Apresentação utilizada pelo ministro na coletiva:
http://goo.gl/iZ7rkr
Resumo Técnico Ideb 2015: http://goo.gl/rSq7ma
Resultados do Ideb: http://ideb.inep.gov.br/
Resumo Técnico Ideb 2015: http://goo.gl/rSq7ma
Resultados do Ideb: http://ideb.inep.gov.br/
O que
é o Ideb? O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
foi criado pelo Inep em 2007 e reúne em um só indicador dois conceitos
igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de
desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das
avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos,
facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional
para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação
escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do
Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil –
para os municípios.
Por Undime
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